1 Kg de Alcatra limpa
duas cebolas
Pão de Hamburger
Azeite extra virgem
Duas ou três colheres de chá de Manteiga
Sal
Pimenta branca ou do reino
Molho Barbecue
Forma para hamburger
Rendimento: 5 hamburgeres
O diferencial dessa receita de hamburger é a forma de tratar a carne. Não compre moída, pois você deve moê-la na faca.
Depois de retirar as nervuras da carne, você deve picá-la em pedaços bem pequenos. Em seguida vamos moer a carne. Tenha paciência. Se achar o jeito que faço difícil, vai cortando pouco a pouco, apoiando a mão em cima da faca e apertando sobre o monte de carne até que chegue a pedacinhos bem pequenos.
Depois disso pique a cebola ao meio e depois em meias rodelas bem finas.
Esquente uma frigideira com a manteiga. Depois da manteiga já derretida e quente refogue a cebola e mantenha em fogo baixo até que ela fique levemente dourada e macia. Se ela começar a grudar, coloque água aos poucos para mantê-la úmida até chegar ao ponto. Depois disso coloque duas colheres de sopa de molho barbecue, mantenha no fogo baixo por mais um ou dois minutos e desligue o fogo.
Enquanto a cebola está no fogo, forme os hamburgeres com a ajuda da forma ou mesmo com a mão. Não precisa de nada além da própria carne moída. Ela vai ficar grudadinha o suficiente para você conseguir montar no formato correto, eu “agarântiu” e explico. Sabe quando você se corta e logo depois seu corte já gruda para iniciar a cicatrização? Pois é. Isso aí é que ajuda a manter a carne toda junta, sem a necessidade de inclusão de outros ingredientes para esse fim, mantendo o sabor somente da carne pura.
Com o hamburger formado, tempere com sal e pimenta do moinho dos dois lados.
Feito isso, acenda uma chama do fogão, em fogo alto, e coloque a frigideira para aquecer. É preciso que ela esteja bem quente para não desidratar a carne antes dela chegar ao ponto certo.
Com a frigideira quente, aplique um fio de azeite para cada hamburger e depois de colocá-lo na frigideira, não fique mexendo. Em aproximadamente 2 minutos ele já estará no ponto de virar e deixar mais 2 minutos.
Depois de virar e passados mais uns 2 minutos, o hamburger vai começar a soltar um pouquinho de água, que é o ponto que desejo. Se preferir mais bem passado, deixe um pouco mais, mas eu gosto tostadinho por fora e rosadinho por dentro.
Com o hamburger pronto, retire e desligue o fogo. Passe um pouco de manteiga no pão e passe ele na frigideira. Isso vai deixá-lo levemente tostado por dentro e bem macio.
Monte o hamburger colocando a cebola por cima e se desejar, fique a vontade para um pouco mais de molho ou queijo ou o que você desejar. Essa receita é uma base bacana que você pode incrementar do jeito que gostar mais.
Pra mim só assim já está ótimo. Meu filho que reprovou a cebola, mas também não sobrou muita coisa depois hehehe.
Bom apetite.
Olá, gostaria de dizer que o vídeo ficou muito bom e que esse hamburguer deve ser ótimo.
ResponderExcluirEstou no aguardo das próximas receitas.
Oi Heitor! To sem internet esses dias, vi seu blog rapídinho no iphone e nao consegui comentar. ADOREI o video, simplesmente genial!!!
ResponderExcluirCom bom humor e muito didático, ficamos aqui com água na boca :)
Bjs!
Pri
Muito bom brother!
ResponderExcluirVou ter que fazer em casa!
Parabéns!
Cris