Na verdade eu não sei bem se essa é a receita mexicana, mas resolvi aprender a fazer depois que o barzinho que eu freqüentava dobrou o preço e diminuiu a porção. Eu tenho um paladar razoável e com isso consegui identificar o que tinha na receita. Então, vamos a ela.
1 kg de carne moída;
O equivalente em volume de feijão cozido ( aproximadamente 1/2 kg de feijão cru );
2 Latas de molho de tomate;
1 cebola média;
1 colher de chá de alho picado ou amaçado;
Pimenta dedo de moça;
Azeite extra virgem;
4 pacotes médios de salgadinhos em forma de nachos;
A porção serve bem umas 8 pessoas
O feijão:
Deixe o feijão de molho na noite anterior dentro da geladeira ou pelo menos 1 hora antes do preparo. Para cozinhá-lo meça uma parte de feijão para duas e meia de água, coloque um fio de azeite e leve ao fogo numa panela de pressão. deixe em fogo alto somente até começar a ferver ( fazer aquele barulhinho ). Baixe o fogo e deixe cozinhando por mais uns 40 min ( se ficou de molho bastante tempo ) e 50 min ( se ficou pouco tempo de molho ) aproximadamente. Desligue o fogo e vamos para a carne.
A carne:
Pique a cebola em cubinhos pequenos, separe o alho e pique as pimentas bem miudinho. A quantidade depende do seu paladar. Esse é um prato tipicamente picante. Eu uso pelo menos 3. Descarte as sementes, elas ardem muito, em geral elas só possuem ardor e podem fazer mal.
Esquente bem uma panela grande. Quando estiver quente adicione 5 colheres de sopa de azeite e a cebola. Depois que dourar levemente, adicione o alho e a pimenta. Doure mais um pouquinho e coloque a carne. Mexa bem para não virarem almôndegas e tempere com o sal. Se desejar pode colocar um cubo de caldo de carne ou bacon.
Quando chegar ao ponto desejado, adicione as duas latas de molho de tomate e misture.
Finalização:
Depois de colocar o molho de tomate, baixe o fogo, prove e acerte o sal e a pimenta. Lembre-se que ainda vamos colocar o feijão, que ainda está sem tempero.
Retire o feijão que já está cozido e amasse ele com um garfo antes de colocar na panela da carne. Faça isso de forma grosseira, sem frescura mesmo.
Na medida em que for colocando o feijão na panela da carne vá misturando e o ponto é o seu gosto que manda. Eu gosto de 50% x 50%.
Se estiver meio seco, use o caldo do feijão para deixá-lo mais pastoso.
Prove e faça o último acerto no sal e na pimenta.
Coloque os nachos numa travessa bacana, o chilli em outra ou mesmo na panella e bom apetite.
Ah... Ele vai muito bem com umas torradinhas finas de pão italiano.
Essa receita simples faz muito sucesso com nossos amigos. Espero que também renda bons momentos para você e os seus.
hummmmmmmmmm acho q vou fazer aqui :)
ResponderExcluir